BIOTIPO : IDENTIFIQUE O SEU E ARRASE !

Descubra seu biotipo, ou  tipo de corpo  e, identifique  as peças certas para valorizar suas formas e camuflar seus “defeitinhos”.

O corpo  considerado de forma adequada tem a medida dos ombros igual à dos quadris, com a cintura menor. Partindo dessa definição, foram definidos cinco tipos de corpo:  ampulheta ou violão, retângulo,  oval, triãngulo e triângulo invertido ou pêra.

1- Comece pelas medidas: 
 
Pegue uma fita métrica, meça a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos seus quadris. Mas atenção, não dê a volta completa, tire a medida de uma lateral à outra.
A intenção é saber identificar suas proporções, não se preocupe com a exatidão das medidas.  Agora, compare os valores e descubra, ao lado, qual é o seu biotipo e como valorizá-lo!

2. Identifique seu biotipo

 

  • AMPULHETA OU VIOLÃO:

Ampulheta ou Violão: Se as medidas dos ombros e quadris forem do mesmo tamanho, as varetas ficaram paralelas não abrindo nem em cima e nem embaixo, outro detalhe é a cintura bem fina, bem marcada no mínimo 20 cm menor que os quadris. (Cuidado,  o tamanho da cintura  se muito marcada, acaba deixando o corpo desproporcional)

Dizem que esse tipo de corpo é a figura ideal do corpo feminino, pois é um corpo que está em harmonia, mas calma se você não tem esse tipo de corpo saiba que podemos recriar essa figura com ajuda de roupas e acessórios!

Aposte: modelos transpassados com decote em V, blusas com colo exposto,  bolsa curta na altura da cintura; vestido tipo envelope transpassado ou justo e levemente acinturado; Linhas verticais; Saias fluidas evasê ou justas; Casaco de lã na altura dos joelhos e amarrados por cinto; Blazers acinturados,  de um botão e lapela alongada. 
EVITE: Roupas com muito volume ou que esconda as formas, linhas horizontais, vestidos largos de corte reto ou vestidos muito justos; calças e saias de cintura baixa fazem o corpo ganhar pneuzinhos. 
Objetivo: Basta valorizar as curvas naturais do corpo.
 
  • RETÂNGULO:

Os ombros, cintura e quadris têm a mesma medida; lembra muito o corpo ampulheta mas,  não tem a cintura definida lembrando um retângulo. Mulheres com esse tipo de corpo costumam ter as pernas finas. 

Separar o corpo em partes ajuda a criar a ideia de cintura ao invés de um corpo reto :

Use e Abuse de Cinto e faixa na cintura  e , aposte em looks que mostrem bem essa parte do corpo; Cardigã longo; calças com pregas; calça boca de sino; detalhe de pence em camisas; blusas com decote V ou U; vestidos que afinem a cintura;Blusas com volume na parte de cima e cintura marcada ou com um cinto por cima ajudam a balancear a silhueta;Blazers e casacos acinturados; Cintos diferenciados e outros elementos que destaquem a cintura; Calças de alfaiataria; Saias na altura do joelho afinam a cintura; Sapatos de bicos quadrados e arredondados. 
Evite: Camisas largas; retas; curtas ou compridas; golas altas; casacos de corte reto; jaquetas curtas; vestido de corte reto. 
Objetivo: Criar ilusão de cintura e curvas, dando volume aos ombros e aos quadris.

 

 

  • OVAL:

Todo arredondado, principalmente na linha da cintura. Geralmente o corpo Oval está acima do peso ideal para sua altura. As linhas do corpo são curvas e o pescoço é largo. Já a cintura pode ser maior ou alinhada na mesma linha dos ombros e quadris. 

Esta silhueta de formato mais arredondado têm volume nos quadris, na cintura e no busto sendo a barriga ligeiramente ou mais proeminente, pernas bem desenhadas.

Qual objetivo de quem têm este tipo de corpo? Ou seja,  pontos positivos a serem destacados: Chamar atenção para o rosto,colo e ombros usando peças com caimento  suave para alongar a silhueta. ( Não quer dizer peças largas)

Aposte: blazer, casaco e jaqueta acinturados e mais escuros que a peça usada em baixo. Blusas com alças largas, decotes em V ou U, vestidos transpassados, saias e calças de tons escuros e de tecidos que não marcam.

No site we love webshops encontramos muitas dicais legais como esses vestidinhos maraa…:

 

Evite: peças fechadas até o pescoço, saias franzidas, calças e vestidos justos.

 

 

 

  • TRIÂNGULO  OU  PÊRA :

Muita vezes confundido com o ampulheta,  e a diferença é que o quadril é mais largo causando desproporcionalidade em relação aos ombros.

 

Traduzindo: Os ombros são menores que o quadril, a cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios são de pequenos a médios e coxas grossas. É o famoso corpo violão.
Se for magrinha não tem muito com o que se preocupar, já as mais cheinhas podem harmonizar o look, usando  certos truques como disfarçar o quadril, chamar atenção para os ombros ou para a parte de cima do corpo.Mulheres com esse tipo de corpo tem tantas curvas quanto as que possuem o tipo ampulheta, afinal têm o quadril bem avantajado.
Aqui também é preciso ter cuidado com a vulgaridade, por isso, evite shorts e tecidos muito justos. O blazer boyfriend é uma peça que super valoriza esse tipo de corpo, assim como as saias midi e lápis.
Escolha tons mais escuros no quadril, usar acessórios como colar e lenço para tirar a atenção do quadril , estampas nos ombros e muitos detalhes nos ombros ou colo .

Kim Kardashian está sempre usando um blazer mais acinturado e,  também, com um volume extra nos ombros, a terceira foto mostra ela usando três dicas importantes: blusa com detalhe horizontal, saia afunilada de tecido firme e bolsa de mão.

EVITE : Peça godê pode, desde que não seja extremamente aberta, senão chama mais atenção para o quadril. Escolha blusas/vestidos de alça, pois chamam mais atenção para os ombros, bem como maxi colares e outros acessórios.

Quem tem o tipo pera? Famosas como Juliana Paes, Beyoncé , Rihanna e Kim Kardashian.

Evite: blusa escura, modelo frente única, calça afunilada e cintura baixa.

 

 

  • TRIÂNGULO INVERTIDO: 
Ombros têm medida maior que a cintura e o quadril.Não há nada de errado em ter esse tipo de corpo. Não dá para dizer que Britney, FernandaLima e KateMiddleton não são gatas, certo? Mas,  enquanto Kate Middleton faz um excelente trabalho equilibrando sua silhueta, Britney (e Fernanda Lima também) é adepta de modelagens que destacam essa falta de proporção.

O segredo está em deixar o volume para a parcela inferior do corpo criando a ilusão de um quadril mais largo, ou atenuar a dimensão dos ombros com os decotes estratégicos, ou ambos. O volume embaixo pode ser através de uma modelagem rodada, pregas, plissado, uma textura, um bolso no lugar certo… Enquanto os decotes mais legais são os que estreitam na direção do pescoço, como o halter, frente única, nadador…

No   clipe da Britney Spears, Slumber Party , percebam  que houve  um ajuste de modelagem do figurino  justamente nesse quesito harmonia, proporção! Em quase todos os looks do vídeo, ela usa decote na direção do pescoço e um volume no quadril. Observem:

 

Vamos assistir !

Você pode gostar de

17 Comentários

  1. Gostei,essa matéria ajuda muito a descobrir qual o modelo ideal pra cada corpo!! Show,mais uma vez PARABÉNS!!! <3

  2. Mario Quintana – o poeta das coisas simples

    O auto-retrato
    No retrato que me faço
    – traço a traço –
    às vezes me pinto nuvem,
    às vezes me pinto árvore…

    às vezes me pinto coisas
    de que nem há mais lembrança…
    ou coisas que não existem
    mas que um dia existirão…

    e, desta lida, em que busco
    – pouco a pouco –
    minha eterna semelhança,

    no final, que restará?
    Um desenho de criança…
    Corrigido por um louco!

    – Mario Quintana, in: Apontamentos de História Sobrenatural, 1976.
    Boa noite,amiga linda!
    Dorme com Deus <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.