EMPODERAMENTO DAS MULHERES : Todas são as ” Donas da rua”, igualdade de gênero já !

Meninas e meninos, em homenagem à semana do Dia da Mulher, trago este tema interessante a todos nós,…Mas, o que é Empoderamento das mulheres ? Você, sabe o que significa esta palavra ?

 ” Empoderamento ” isso mesmo, dar, conceder poderes mas, neste caso aqui, falando claramente, é colocar a mulher em todos os campos sociais, políticos e econômicos.É o direito de participarmos ativamente de debates públicos e tomar decisões que contribuam para o futuro da sociedade, principalmente assuntos relacionados ao tema mulher.Ainda, garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

O movimento de empoderamento feminino é uma consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando nos últimos anos, e, se não for estimulado e incentivado,não atingirá seus objetivos, porque não é um movimento natural.

Os movimentos de liberação das mulheres em 1960 já eram na verdade a célula mater desse movimento.

O empoderamento feminino

Lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas e pelo Pacto Global, que, em parceria, criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres : Igualdade significa negócios (Women’s Empowerment Principles – WEPs ) que tem servido de referência para diversas iniciativas no mundo corporativo e, indubitavelmente, já provocou algumas mudanças neste ambiente. .

Se a sociedade como um todo reconhece o papel da mulher como agente do desenvolvimento econômico, social e cultural, o empoderamento feminino não deve se restringir apenas às empresas, mas sim a todas as áreas da sociedade, como a cultura e o meio político, por exemplo.

A discriminação ainda é um meio impeditivo  do pleno desenvolvimento profissional e pessoal  nas empresas e , na  própria sociedade, que muitas vezes nem  percebe.

Os Princípios foram elaborados a partir de um processo internacional de consulta e ajudam   a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Para aderir à iniciativa, as empresas devem assinar a Declaração de Apoio de CEOs, que está disponível no site www.weprinciples.org

 

EMPODERAMENTO DA MULHER

 

Você pode gostar de

2 Comentários

  1. Heya i?m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you aided me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *