Fadiga: Como prevenir e manter a sua saúde !

Depressão, anemia, falta de ar, palidez, falta de apetite, formigamento nas mãos ou nos pés, confusão mental ou perda do equilíbrio são alguns sinais comuns  da deficiência de micronutrientes – Fadiga.

Diante de uma queixa de fadiga, deve-se avaliar  a deficiência de micronutrientes: vitaminas ou minerais que nem sempre são consumidos, por nós , na quantidade ideal, ou, em determinadas pessoas, não são absorvidos adequadamente no intestino.

Bioquímicos da Escola de Medicina King´s College, no Reino Unido,  divulgaram um estudo na Revista da Sociedade Real de Medicina mostrando que pessoas diagnosticadas com Sindrome de Fadiga Crônica em sua maioria careciam de vitaminas do Complexo B,  como a B6 ( presente na carne vermelha, peru, peixes de água fria, bananas, batata-doce etc.) e a B12 ( proteína animal). Esta última deve ser suplementada nos veganos e vegetarianos, e mesmo quem como carne pode ter esse nutriente reduzido por causa de outras doenças  ou abuso de álcool ou uso crônico de fármacos.

 

VITAMINA B6

Vitamina B6

Os alimentos ricos em vitamina B6 são importantes principalmente para o bom funcionamento do cérebro e para a formação das células do sangue.

Os alimentos ricos em vitamina B6 devem ser consumidos principalmente por fumantes, mulheres que tomam anticoncepcional e alcoólatras porque nessas situações é mais fácil de o organismo precisar de uma quantidade maior de vitamina B6 porém a carência desta vitamina costuma ser rara.

A falta da vitamina B6 pode causar:

  • Dermatite;
  • Gengivite;
  • Feridas na boca e na língua;
  • Retardo no crescimento;
  • Anemia;
  • Irritabilidade;
  • Nervosismo;
  • Depressão;
  • Distúrbios gastrintestinais;
  • Contrações musculares como caibras;
  • Pele seca e descascando.

VITAMINA B12

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, causa sintomas como anemia, fraqueza, constipação e falta de apetite quando está em níveis deficientes no organismo.

Essa vitamina pode ser facilmente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, e é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso

 

 

 

Embora a vitamina B12 tenha ganhado fama e notoriedade em mídias e também redes sociais, seus alimentos fontes são pouco divulgados. Entretanto, há uma série de alimentos que são ricos dessa substância, como esses que listamos a baixo:

– Fígado bovino;
– Atum;
– Arenque;
– Cordeiro;
– Queijo Emental;
– Salmão;
– Ovos;
– Carne suína;
– Leite;
– Iogurte.

Assim, quando ela está deficiente no corpo, podem surgir alguns sintomas como:

  1. Fadiga e fraqueza frequentes;
  2. Prisão de ventre;
  3. Perda de apetite;
  4. Perda de peso sem causa aparente;
  5. Formigamento nas mãos e nos pés;
  6. Falta de equilíbrio;
  7. Confusão mental e perda de memória;
  8. Feridas na boca e na língua frequentes;
  9. Sentimentos de tristeza recorrentes.

 

MINERAIS

Entre os minerais, destaca-se o papel do magnésio ( castanhas, nozes e sementes), um mineral que , em falta , leva à perda de apetite, dores de cabeça, fraqueza muscular e náuseas.

 

Nozes

 

Castanhas

 

Uma porção diária de castanhas podem garantir a quem as consome um coração mais forte, combater ao envelhecimento precoce e ainda ajudar a passar a fome.

Da família das oleaginosas.Esse alimento, quando consumido puro e na porção correta, traz diversos benefíciosao organismo. De acordo com a Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, a ingestão diária de 67 gramas de castanhas reduz o LDL (colesterol ruim) em 7,4%. As concentrações de triglicérides no organismo chegam a cair até 10% mantendo-se este consumo diário.

Em relação ao coração, as castanhas ajudam a eliminar as moléculas de colesterol das artérias e protegem o órgão de infartos e derrames, graças à gordura monoinsaturada presente nas castanhas, que também é encontrada no azeite de oliva. Um ou dois punhados por dia de castanhas já é suficiente para ajudar a manter sua saúde em dia. Conheça alguns tipos de castanhas e outras oleaginosas que podem ser benéficas à sua saúde se incluídas na dieta diariamente:

  1. Amêndoas: São responsáveis por reduzir em até 3% o LDL, sem alterar o peso de quem as consome. Ainda apresentam boa quantidade de vitamina E.
  2. Avelã: possui propriedades antioxidantes e antienvelhecimento, além de serem ricas em ômega-9. Devem ser consumidas com moderação.
  3. Castanha-de-caju: É a campeã em gorduras monoinsaturadas. Possui fósforo, que ajuda a prevenir a osteoporose, e potássio, essencial para o equilíbrio do ritmo dos batimentos cardíacos.
  4.  Pistache: É originário da Ásia e pode ser consumido como aperitivo ou como ingrediente em doces, bolos e sorvetes. Possui grande quantidade de calorias, mas possui cálcio e vitamina B6, que ajuda a manter o bom humor. Consuma com moderação.
  5. Amendoim: Apesar dos seus benefícios, típicos das castanhas, devem ser consumidos apenas os amendoins com procedência segura, pois o alimento pode conter uma substância cancerígena produzida por fungos. Procure sempre consumir amendoins que possuam o selo da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB).

 O excesso de vitaminas ou minerais causa problemas graves, portanto, nunca tome suplementos por conta própria.Cuide da sua saúde, alimentando-se bem! 

 

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Beijocas, Mil!

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6 Comentários

  1. Que matéria maravilhosa 👏👏
    Precisamos saber mesmo TD perfeito 🙏 Parabéns e obrigada 😍😘😘

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